Vinho ao Luar

Posted by: Marcelo Copello

Post Date 04-Feb-2016 18:10:28

Os devotos de Baco mais fervorosos certamente já ouviram falar em biodinâmica. Este modo de fazer vinhos que beira o exoterismo tem muitos discípulos no mundo todo, segue regras estritas e recebe certificações internacionais. Entre as técnicas da biodinâmica está a substituição de agrotóxicos por misturas naturais a base de ervas enterradas em crânios de bois, por exemplo. A biodinâmica estuda e respeita o fluxo de energia entre terra, plantas e corpos celestes como sol e lua. A lista de produtores biodinâmicos é crescente, se espalha por vários continentes e é encabeçada por nomes importantes como Domaine de La Romanée-Conti, Domaine Leflaive e Nicolas Joly, todos disponíveis no Brasil.

Luas.jpg

Um exemplar, que não é biodinâmico, mas que usa técnicas análogas é o vinho Herdade dos Grous Moon Harvested. Localizada no Baixo Alentejo, em Albernoa, a Herdade dos Grous, é outro dos novos projetos alentejanos que merecem holofotes. A moderna adega agrega tradicionais lagares (com temperatura controlada) com tecnologia recente, como movimento por gravidade e salas refrigeradas para fermentação em barricas. Quem dá as ordens aqui é o premiado enólogo Luis Duarte, sócio do empreendimento.

grous-22671-1.jpg

Duarte encomendou a uma empresa especializada uma tabela que mostra dia a dia os momentos de maior influência magnética da lua (que resulta em um maior fluxo de seiva na planta) e usa estes momentos para a colheita. Não há, no entanto, nenhuma relação com as fases da lua (cheia, crescente, nova e minguante). Segundo Duarte esta experiência demonstra um ligeiro (pequeno mesmo) aumento na qualidade do vinho.

LD_grous_2690-moonharvest.jpgherdade_dos_grous_44.jpg

 

De fato o Herdade dos Grous Moon Harvested 2008 que provei (elaborado 100% com uvas Alicante Bouschet colhidas no momento lunar ideal) é mais elegante do que se espera desta casta, que prima por vinhos potentes. Este mostrou muita cor, aromas de chocolate, madeira bem integrada (passa 12 meses em barricas francesas), toque de eucalipto, paladar com taninos volumosos, secos e finos, longo, em conjunto muito bem equilibrado.Pode ser encontrado no varejo por R$190,00. Minha nota: 91 pontos.

SUBMIT REQUEST

Topics:   Alentejo Moon Harvested Wine Red Wine

Marcelo Copello

Written by: Marcelo Copello

Partner and Ambassador at Wine Tourism in Portugal

Marcelo Copello is one of the most important opinion makers in the wine industry in Brazil, with an expressive international career. More about Marcelo Copello and his work at www.marcelocopello.com

Blog Notifications

Receive our blog articles by email with wine, food & travel advices!

Vacations in Portugal 2017

Most Popular

guest_blog_CTA

Recent Posts